WORKFIT

Workshop:Coaching de Bem-Estar

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Desidratação e Exercício Físico

A água é um nutriente fundamental! 

       Sem água a morte ocorre dentro de poucos dias, devido a sua responsabilidade por diversas funções em nosso organismo, como: regulação da temperatura corporal, através do suor; no transporte de nutrientes e gases que viajam em solução aquosa em nosso corpo; na eliminação dos produtos que deixam o corpo através da água existente na urina e nas fezes; e no controle da pressa arterial. 

     A água constitui de 40 a 70% da massa corporal, dependendo de idade, sexo e composição corporal; representa de 65 a 75% da massa corporal magra e cerca de 10% da massa de gordura.


        A Perda de água do organismo  muitas vezes causadas pelo suor na atividade física pode levar á desidratação. É de extrema importância uma afinidade com o corpo em dias muito quentes,principalmente quando relacionamos vestimentas adequadas ao treino.O bem estar durante o exercício torna-se fundamental até mediante a situações de sobrecargas.Ou seja se você sentiu algum tipo de dor ou tonteira o que não corresponde aos princípios do treinamento tem algo errado,devendo assim procurar assistência médica.
A ingestão insuficiente de líquidos, transpiração excessiva causada por exercícios físicos, calor ou febre também podem causar desidratação, assim como vômito, diarreia e diuréticos, quanto maior essa desidratação menor será a redistribuição do fluxo sanguíneo nos exercícios aeróbicos principalmente,o que leva uma enorme redução do desempenho ou até mesmo uma “pane” no sistema fisiológico.
A falta de líquido no corpo pode causar, em adultos:
* Urina com cor  alaranjada (escura); 
*Diminuição do volume sanguíneo;
 *Aumento da viscosidade do sangue; 
*Aumento da freqüência cardíaca (FC); 
*Aumento da pressão arterial (PA);
*Diminuição da taxa de transpiração e esfriamento por evaporação; aumento da temperatura corporal (hipertermia); 
* Perda  do rendimento esportivo; 
 *Coma e morte, nos estágios mais graves.
        É importante lembrar que, durante a prática de exercícios físicos, ocorre um aumento da produção de calor e com isso a perda de água pode aumentar significativamente, devido ao aumento da produção de suor, a desidratação pode ocorrer em qualquer idade, porém em crianças e idosos, pode evoluir gravemente. Nestes casos, a intervenção médica é indispensável.A ingestão de líquidos é necessária para prevenir desidratação em qualquer época do ano, principalmente durante o verão, quando as pessoas costumam passar mais tempo ao ar livre, expostos ao sol.

Dicas para prevenir  a desidratação:

- Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia;

- Beber somente água tratada, filtrada ou fervida;
- Preferir roupas leves, usar chapéus, bonés e sombreiros;
- Evitar exposição direta ao sol, especialmente nos horários mais quentes do dia entre 10:00 ás 16:00 horas.
- Fazer uso de Protetor solar;
- Evitar prática de exercício físico intenso nos horários ou dias mais quentes;
- Monitorar crianças e idosos para garantir a ingestão adequada de líquidos e oferecê-los várias vezes ao dia, em pequenas quantidades e em intervalos curtos;
- Manter-se em ambientes arejados e com temperaturas amenas. Isso pode reduzir a perda de líquidos por meio do suor e da respiração;
- Para crianças de até 6 meses, o aleitamento materno exclusivo é a melhor maneira de garantir uma boa hidratação;



Texto Escrito em Conjunto

Lucas Martins e Tiago Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário